Será que você pode ter lipedema?
Ao redor de 10% das mulheres têm lipedema, mas ainda é uma doença pouco reconhecida.
Ainda não sabemos a causa do lipedema, mas se sabe que é quase que exclusiva de mulheres e pode começar na puberdade ou outras situações de oscilação hormonal, como gestação e menopausa.
Os sintomas mais comuns são sensação de peso, dores, sensibilidade ao toque nas pernas. Muitas mulheres têm hematomas nas pernas, pela fragilidade capilar.
E adivinha qual o fator que mais muda a evolução dessa doença? O estilo de vida!
Alimentação rica em verduras, legumes, frutas, grãos integrais, sem ultraprocessados. Atividade física sempre. Sono bom. Controle do estresse. Bons relacionamentos. Evitar álcool, não fumar, evitar medicamentos que piorem. São sempre os mesmos fatores que vão te fazer ter uma boa qualidade de vida, independente do problema que estamos falando.
Além disso, meia elástica, drenagem linfática, escovação a seco podem ajudar.
Se você suspeita que tenha lipedema, precisa de um tratamento específico e individualizado!
Adianta fazer exercício só no final de semana?
Faz diferença fazer exercícios 3 ou mais vezes durante a semana ou só 2 dias no final de semana?
Um estudo publicado na revista Circulation em setembro desse ano avaliou 678 problemas de saúde em quase 90 mil pessoas. Os grupos foram divididos entre os que atingiam os 150 minutos de atividade física moderada a intensa por semana e os que não atingiam.
Entre os que atingiam, foram divididos entre os que faziam esse tempo de atividade física só aos finais de semana e os que dividiam em 3 ou mais dias.
As pessoas que faziam os 150 minutos de atividade física por semana tinham taxas menores de mais de 200 dos problemas de saúde avaliados, incluindo diabetes, obesidade, pressão alta, apneia do sono.
Isso, independente de fazerem só aos finais de semana ou em vários dias da semana.
Em 2017, um outro estudo acompanhou 350 mil adultos, por uma média de 10 anos, e concluiu que, fazendo a quantidade necessária de atividade física por semana, a mortalidade por doenças cardiovasculares ou câncer era menor, independente de ser só no final de semana ou dividido em vários dias ao longo da semana.
Então, se você não quer morrer cedo e a rotina corrida não te deixa fazer exercício, comece aos sábados e domingos. Você vai ter muitos benefícios!!!
Agora, se seu plano é aumentar a massa muscular, cuidar da menopausa, perder peso, precisamos olhar para mais do que os 150 minutos aos finais de semana…
O efeito negativo da perda de peso depois dos 60 anos
Conforme a idade passa, a perda de massa muscular e de força são praticamente inevitáveis. E, se nada for feito, você ainda corre o risco de perder a função dos seus músculos e sua independência.
Quando isso acontece, chamamos de sarcopenia. A sarcopenia piora a qualidade de vida, aumenta o risco de quedas e de morte.
Quem perde peso também pode perder massa muscular, principalmente aqueles que não investem em exercícios de força durante o emagrecimento.
E o que acontece com pessoas com obesidade e mais de 60 anos, que fazem alguma intervenção para perder peso? Esse risco é muito maior!!
Como faz para evitar isso? Exercícios de força!!
Isso não quer dizer que você precise passar horas na academia todos os dias. Uma sessão por semana, por 10 semanas, já aumenta sua força muscular. Se você fizer duas vezes na semana, você aumenta mais de 4x a força, em relação a uma vez.
E nem precisa ser na academia. Uma meta-análise recente mostrou que os resultados dos exercícios em academia ou em casa, com bandas elásticas, foi semelhante.
Além disso, prestar atenção à quantidade de proteína na dieta. Muitos idosos deixam de comer carne pela digestão mais difícil, mas existem várias outras maneiras de atingir a meta diária de proteína.
Se você tem mais de 60 anos e precisa perder peso, faça isso com acompanhamento médico de alguém que te dê todas as orientações! Apenas prescrever um medicamento pode te fazer perder peso, mas acabar com os seus músculos também!
doi: 10.3810/psm.2009.06.1709
doi: 10.1159/000517099
Faz diferença o horário que faço exercício?
O melhor horário para fazer exercício é aquele em que você consegue fazer.
Mas, se você quer ter melhores resultados, pode fazer o horário trabalhar ao seu favor.
Exercício pela manhã diminui mais a gordura abdominal e a pressão arterial em mulheres; exercícios no final do dia melhoram o ganho de massa muscular em mulheres e diminuem a porcentagem de gordura e a pressão arterial em homens.
Esse foi um estudo pequeno, com 27 mulheres e 20 homens, por 12 semanas. Mas é consistente com achados de outros estudos.
Em 2021, foi visto que exercícios de força são mais eficazes no final da tarde, quando a temperatura central do corpo é maior.
A sensibilidade à insulina também melhora com exercícios no final da tarde e podem ser uma estratégia para pessoas com diabetes tipo 2.
Independente do horário do seu exercício, tente mante-lo constante, para ajustar seu relógio biológico e melhorar seu sono também.
A conclusão é que, se der, ajuste o horário ao seu objetivo. Se não, faça na hora que der, mas faça!!!
Músculos são glândulas?
Aposto que isso você não sabia!
Os músculos podem ser considerados órgãos endócrinos e são a maior glândula do nosso corpo!!
As células musculares (miócitos) estão presentes no nosso corpo todo, desde bíceps, tríceps, até músculo do coração, esfíncter do estômago, camadas musculares nas artérias.
Os miócitos têm um metabolismo super ativo e se comunicam com todos os outros órgãos do corpo através das miocinas. “Conversam” com o tecido adiposo, fígado, pâncreas, cérebro, ossos, pele, coração.
A contração muscular durante um exercício, por exemplo, libera miocinas que regulam o gasto de energia e agem sobre o sistema cardiovascular, metabólico e sobre a saúde mental.
Se você não faz nenhuma atividade física, você deixa a maior glândula do seu corpo hipofuncionante!!!
Na Endocrinologia, precisamos tratar todas as glândulas que estão funcionando mal, já que isso pode trazer muitos outros problemas.
E adivinhe qual o tratamento para um tecido muscular hipofuncionante?
Atividade física!!!!!!
Ser ativo pode te garantir muito mais anos de vida e te deixar livre de várias doenças.
- 2021
- Adoçante
- Adrenal
- Alimentação saudável
- Amamentação
- Anabolizantes
- Anfetaminas
- Anorexia
- Apneia
- Atividade física
- BPA
- Bactérias intestinais
- Bulimia
- Bócio
- Carboidratos
- Cirurgia bariátrica
- Colesterol
- Contagem de carboidratos
- Cortisol
- Cálcio
- Câncer de tireoide
- DGHA
- DM2
- Diabetes
- Dieta
- Estrógeno
- GH
- Gestação
- Hashimoto
- Hiperparatireoidismo
- Hipertensão arterial
- Hipertireoidismo
- Hipoglicemia
- Hipotireoidismo
- Hipófise
- Hormônios bioidênticos
- Hábitos saudáveis
- Insulina
- Lipodistrofias
- NASH
- Nódulos de tireoide
- Obesidade
- Obesidade infantil
- Ocitocina
- Osteoporose
- Perda de peso
- Progesterona
- Prolactina
- Prolactinoma
- Pronokal