Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Efeitos da dieta cetogênica na atividade física

A dieta cetogênica tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento para perda de peso. É uma ótima opção para perda rápida de peso, com vários estudos associando-a com prevenção do diabetes e controle de outras alterações metabólicas.

Eu, particularmente, gosto muito da dieta como uma medida provisória, mas não sou a favor dela como um estilo de vida. Muitos nutrientes passam a faltar se essa dieta for mantida por longo período.

Algumas pessoas se sentem extremamente bem com essa dieta e outras não conseguem mantê-la por muito tempo, assim como qualquer outra dieta.

Entre as pessoas que têm uma rotina pesada de atividade física, a dieta pode ter algumas consequências:

atividade fisica.jpg

1 - falta de energia

Os carboidratos são a melhor fonte de energia para o nosso organismo. A falta deles pode levar a menor energia disponível para atividade física, ou mesmo menos vontade de começá-la.

2 - necessidade de diminuir a intensidade da atividade

A substituição do carboidrato por corpos cetônicos como fonte de energia pode diminuir a resistência e a capacidade para a atividade física. Pode ser necessário diminuir a frequência dos exercícios mais intensos.

3 - risco de desidratação

A excreção dos produtos da dieta cetogênica necessita de grandes quantidades de água. É necessário prestar muita atenção à ingestão de água, principalmente durante a atividade física, para evitar a desidratação.

4 - recuperação mais lenta

Pessoas que estejam treinando para uma corrida ou outros esportes podem ter uma performance pior enquanto estiverem fazendo a dieta cetogênica e a recuperação fica prejudicada. Por outro lado, há melhora da composição corporal com a dieta cetogênica e muitos atletas optam por mantê-la no período entre as competições, para aumentar a massa muscular e diminuir a porcentagem de gordura.

5 - vontade de evitar atividades dependentes da reserva de carboidrato

Sem carboidratos na dieta, há menos reserva para atividades que exijam muita energia, como Cross Fit, maratonas, HIIT, boxe. Pessoas fazendo a dieta cetogênica tendem a procurar atividades como ioga, caminhada, levantamento leve de peso.

Nunca faça dietas muito restritivas sem acompanhamento médico.

Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Obesidade aumenta o risco de câncer de intestino entre mulheres

cancer_de_intestino.jpg

A obesidade foi associada a maior risco de desenvolver câncer de intestino entre as mulheres.

Todos sabem que a obesidade tem graves complicações, como diabetes, pressão alta, artrose, apneia do sono, entre muitas outras. E, cada vez mais, tem sido associada ao maior risco de vários tipos de câncer.

As mulheres com obesidade no começo da vida adulta têm duas vezes maior chance de desenvolver um câncer de intestino do que as mulheres com IMC entre 18 e 22,9, mesmo em mulheres que não tenham caso de câncer de intestino na família.

A manutenção de um peso adequado durante toda a vida é essencial para uma boa saúde.


Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO À OBESIDADE

prevencao obesidade.jpg

11 de outubro é o DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO À OBESIDADE. 
A obesidade é uma epidemia mundial e traz inúmeras complicações. O ponto mais importante no combate à obesidade é sua prevenção. Precisamos cuidar da alimentação e bem estar de crianças e adultos para que não cheguem à obesidade. 
O IMC (peso dividido pela altura ao quadrado) da criança nos seus primeiros anos de vida é, frequentemente, mantido por toda a adolescência. 90% das crianças obesas aos 3 anos se mantêm obesas na adolescência e crianças com IMC normal entre 2 a 6 anos, raramente, se tornam adolescentes obesos.
E a obesidade na adolescência pode ter consequências ruins para a saúde na vida adulta, como diabetes, pressão alta, aumento do risco de muitos cânceres, artrose, depressão, etc.
Precisamos ensinar as crianças a comerem corretamente desde cedo, para termos adolescentes e adultos sempre saudáveis.


Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Dieta low carb é uma das opções indicadas para melhorar o controle do diabetes

Novo Consenso de Diabetes de 2018 coloca a dieta low carb como uma excelente opção para pacientes diabéticos.

consenso dm imagem.png

As melhores dietas para melhorar o controle do diabetes e evitar a progressão das complicações são:

A dieta com melhor efeito, entre essas, continua sendo a mediterrânea. E, entre as dietas com diminuição de carboidratos, as que têm uma restrição moderada (26-45% ingestão total de calorias) não são tão eficazes quanto as que restringem os carboidratos a menos de 26% do total energético do dia (very low carb). Essas últimas tiveram excelentes resultados na diminuição da HbA1c.

Não é novidade que a diminuição da ingestão de carboidratos é eficaz para o controle do diabetes, mas a incorporação dessas orientações no Consenso de Diabetes ajuda a convencer mais pacientes e médicos da necessidade de implementação dessas medidas.

Para saber mais sobre cada uma das dietas, clique nos links ou leia em http://www.drapatricia.com/blog/o-que-saber-sobre-dietas

Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Chocolate pode fazer bem à saúde

chocolate.jpeg

Chocolate pode trazer benefícios para a saúde?? Sim!
Uma metanálise recente constatou que o consumo de até 100g de chocolate por semana pode diminuir o risco cardiovascular (infarto do miocárdio, AVC, insuficiência cardíaca). O consumo maior que 100g por semana tem mais malefícios do que benefícios, pelos efeitos do excesso de açúcar. E os 100g também não devem ser consumidos em uma única vez na semana, pelo pico hiperglicêmico após o consumo excessivo. 
Como tudo na vida, o importante é o equilíbrio.

Leia mais