Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

O que eu posso ou não posso comer para melhorar minha tireoide?

tireoide.jpg

Essa pergunta é comum no consultório.

A principal causa de alterações na tireoide é a doença autoimune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra a tireoide, que podem fazê-la funcionar a mais ou a menos. 

Infelizmente, não há nenhuma evidência comprovada de que a dieta possa interferir na doença autoimune da tireoide. Mas, provavelmente, quanto menos inflamatória a dieta e o estilo de vida, melhor.

Optar por menos ultraprocessados, carne vermelha, açúcar e mais vegetais e grãos integrais diminui inflamações crônicas do nosso corpo. Fazer atividade física regular, dormir bem, controlar o estresse e evitar cigarro, drogas e álcool em excesso também são importantes.

Os nutrientes e alimentos mais relacionados à tireoide são:


1.Iodo

A produção de hormônios da tireoide precisa do iodo. Mas já temos iodo suficiente no sal de cozinha e frutos do mar. Não há necessidade de repôr iodo, apenas para gestantes em regiões não suficientes em iodo (o Brasil é suficiente). 

Tanto a falta quanto o excesso de iodo podem desencadear alterações da tireoide.

Importante: o sal do Himalaia não tem iodo e não deve ser usado para a cozinha do dia a dia. 


2. Crucíferas (brócolis, repolho, couve flor, couve)

Esses vegetais em excesso podem alterar a produção de hormônios da tireoide. A quantidade diária que comemos desses vegetais não é suficiente para alterar.

Mas, cuidado, um estudo com suco verde 2x ao dia por 7 dias seguidos mostrou uma tireoide funcionando discretamente menos. 


3. Soja

A soja tem isoflavonas, que poderiam, teoricamente, diminuir a produção do hormônio da tireoide, quando em excesso. Mas não houve alteração na prática. Não há necessidade de evitar a soja, nem se você já tiver alguma alteração na tireoide. 


4. Selênio

Está presente nos frutos do mar, vísceras, ovos e grãos. No Brasil, está presente na castanha do Pará. 2 castanhas ao dia podem melhorar a autoimunidade da tireoide e a oftalmopatia de Graves (hipertireoidismo).

Mas o excesso de selênio pode intoxicar, não suplemente por conta própria!


5. Glúten

Pessoas com doença celíaca podem ter mais doença da tireoide que o resto da população. Mas tirar o glúten de quem não tem doença celíaca não muda o funcionamento da tireoide.

A melhor maneira de tentar manter toda a sua saúde em dia é com uma alimentação equilibrada, atividade física regular, sono de qualidade, controle do estresse, bons relacionamentos e sem fumar e usar drogas. 

Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Esperança

substantivo feminino; sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé

O ser humano é capaz de se adaptar e se reinventar, independente da situação que está vivendo. Alguns com mais facilidade, alguns não.

 2020 não foi fácil. Tivemos que nos reinventar em muitos aspectos. Trabalhar de casa, cozinhar muito mais, ajudar os filhos com a escola, deixar de estar pessoalmente com pessoas queridas para vê-las virtualmente. 

Mas 2021 já começou e continua tudo da mesma maneira... então, apesar de não ser o esperado, estamos em um ambiente conhecido. 

Agora podemos fazer planos para o ano novo dentro do que já conhecemos, talvez planos mais a curto prazo, para as próximas semanas, um ou dois meses. 

E ter sempre a esperança de que possamos fazer novos planos mais para a frente. Você tem esperança de que a gente termine 2021 diferente?



Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Dia Mundial do Diabetes

Diabetes1.jpg

DIa 14/11 foi o Dia Mundial do Diabetes

O diabetes tipo 2 (DM2) depende muito da herança genética, mas, principalmente do estilo de vida. Se você tem pais e/ou irmãos diabetes tipo 2 (aquele que aparece em adultos), sua chance de desenvolver DM2 é maior. Mas você pode ter a genética e ter um estilo de vida saudável e não desenvolver a doença. Da mesma maneira que uma pessoa sem herança genética, mas com estilo de vida inadequado, pode desenvolvê-la.

A melhor maneira de evitar o DM2 é mantendo seu peso adequado, com uma dieta saudável e atividade física regular. A dieta mediterrânea é relacionada a menos casos de DM2, menor resistência à insulina e menos casos de doença cardiovascular (principal causa de morte entre pessoas com diabetes).

A microbiota intestinal (bactérias do intestino) tem grande influência no desenvolvimento do diabetes e obesidade. E sabe qual a melhor maneira de manter sua microbiota saudável?? Uma dieta saudável! A dieta rica em fibras (legumes, verduras, frutas, grãos, sementes) aumenta a proporção de bactérias que te manterão saudável.

Se você já tem DM2, a dieta saudável pode ajudar a controlar ou até reverter a doença! Casos iniciais de DM2 podem precisar suspender todos os medicamentos quando há dieta adequada, atividade física regular e perda de peso. Pessoas com diagnóstico de diabetes de até 6 anos que percam ao redor de 10% do peso podem deixar de ter diabetes!

Em alguns casos, a dieta low carb é uma boa opção a curto prazo, pois pode trazer perda de peso, essencial para o controle do diabetes. A longo prazo, a dieta low carb com proporção muito baixa de carboidrato pode ser deletéria, pela alta proporção de gordura. Dieta low carb pode ser qualquer dieta que tenha menos que 45% de carboidrato na dieta. Quando a quantidade de carboidrato é muito baixa (<10-20%) a ingestão proporcional de gordura aumenta, o que altera a microbiota intestinal.

A melhor dieta para evitar, tratar e reverter o diabetes é a dieta rica em legumes, verduras, grãos, sementes, frutas, pouca carne e com o mínimo possível de açúcar e ultraprocessados. A dieta mediterrânea é uma excelente e deliciosa opção. Alia todos esses requisitos ao consumo de peixe como proteína animal preferencial e uma taça de vinho ao dia, que também parece ajudar a prevenir o DM2.

Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

5 alimentos que dão mais disposição ao corpo no verão

Conheça 5 alimentos que dão mais disposição ao corpo no verão e tenha aquela energia extra para pôr em prática os seus exercícios físicos, além de ter mais ânimo para os dias mais corridos.

Afinal, sabemos o quão desagradável pode ser aquela sensação de cansaço constante e esgotamento, não é mesmo? E isso muitas vezes está atrelado à má ingestão de alimentos e desidratação.

Por isso, neste guia escrito pela equipe do https://nadafragil.com.br/ você verá 5 opções super saborosas e versáteis, que lhe darão possibilidades de cardápios e receitas diferenciadas. Vamos lá?



O que não falta, em uma dieta balanceada e saudável, são alimentos que dão mais disposição ao corpo no verão. Entretanto, se você quer dar uma turbinada na energia, existem alguns em específico que poderão criar este efeito de uma maneira mais rápida e interessante. 

1- Frutas como banana e açaí

O açaí é uma deliciosa fruta rica em carboidratos e, por conta disso, muito indicada para quem quer mais disposição e energia. Além disso, é repleta de gorduras insaturadas, auxiliando no controle do colesterol. Lembre-se que o açaí é saudável, mas bastante calórico.

Em contrapartida, frutas como a banana também possuem nutrientes essenciais para a disposição e força muscular, como o potássio. Assim, combinar o consumo das duas frutas pode ser uma ótima maneira de ingerir alimentos mais energéticos.

Com as frutas você pode preparar deliciosos sucos naturais e ricos em vitaminas e minerais, além de manter aquela energia e disposição para os dias mais corridos.


2- Guaraná

O guaraná é muito conhecido por ser uma fonte rica de cafeína, sendo um poderoso estimulante para o sistema nervoso. Assim, é possível consumi-lo em forma de bebida e há quem o consuma em cápsulas. Para tornar o consumo ainda mais saboroso, adicione-o a sucos ou vitaminas.

Costuma dar mais energia e disposição ao corpo, especialmente naqueles dias de verão que sentimos um cansaço mais excessivo devido às altas temperaturas. Cuidado para tomar apenas de manhã ou logo após o almoço, para não atrapalhar seu sono.

3- Oleaginosas

O magnésio, cobre e selênio presentes em oleaginosas como castanhas e amêndoas são responsáveis por diminuir o estresse, além de melhorar o desempenho da nossa memória. São estes nutrientes, ainda, que poderão impulsionar a sua energia e disposição ao longo dos dias. 

Entretanto, lembre-se que o consumo exagerado não é adequado, devido ao fato de que as oleaginosas podem ser bastante calóricas, ok?

4- Aveia

Com a aveia você poderá consumir uma fonte rica de carboidrato de baixo índice glicêmico, o que é perfeito para gerar energia e disposição sem sobrecarregar o organismo. 

Ela pode fazer parte de diversos tipos de preparos, como sucos, vitaminas e até mesmo lanchinhos extras, despejando uma pequena porção sobre frutas e iogurtes.

  • Dica: Se você está querendo emagrecer, saiba que a aveia é responsável por gerar uma maior sensação de saciedade, além de promover muita energia!

5- Cacau/chocolate amargo

O chocolate amargo e o cacau são verdadeiras delícias que podem fazer parte de nossa dieta em pequena quantidade. Isso porque ele possui cafeína, sendo este fator importantíssimo para deixar a nossa mente mais alerta e o nosso corpo mais disposto para as mais diversas atividades.

Dica bônus: A água como sua maior aliada de disposição

Sabe o que mais você pode incluir na sua rotina para dar aquela acelerada na sua energia? A água!

Isso porque a água é fundamental para o funcionamento geral do nosso organismo. Assim, está intimamente relacionada com o bem estar como um todo, além de ser responsável por hidratar nossos órgãos e tecidos, fortalecendo o corpo e dando mais energia para o dia a dia.

Sendo assim, comprometa-se a beber pelo menos dois litros de água por dia, e perceba os resultados em curto, médio e longo prazo. Tenho certeza que você irá se surpreender!




Leia mais
Novidades Patricia Baines Novidades Patricia Baines

Dia Mundial da Osteoporose

osteoporose.jpg

20 de outubro, dia mundial da Osteoporose.


Quanto mais aumenta a expectativa de vida, maior o risco de desenvolver osteoporose.

Assim como muitas doenças comuns em adultos e idosos, a prevenção da osteoporose depende de hábitos saudáveis durante toda a vida.

Atividade física regular, alimentação rica em cálcio e exposição solar (ou reposição de vitamina D, se necessário) desde a infância ajudam a formar uma massa óssea melhor.
Cigarro e refrigerantes são grandes vilões para os ossos!

A osteoporose é mais comum em mulheres, mas pode acometer homens também, principalmente os tabagistas e os que bebem em excesso.

O problema da osteoporose é aumentar o risco de fraturas e isso trazer consequências como imobilidade, perdas funcionais e os riscos que vêm com fratura em idosos.

Como sempre, os cuidados necessários para ter saúde em um determinado aspecto são os mesmos para a saúde em geral! Cuidar da alimentação, fazer atividade física, não fumar e não beber em excesso podem te proteger da osteoporose, mas também de doenças do coração, do intestino, do diabetes, etc.

Leia mais