Dicas para diabéticos 10 - Quando for fazer exames de sangue
Frequentemente, as pessoas com diabetes necessitam colher exames em laboratório, e ficam em dúvida se tomam a medicação via oral ou aplicam a insulina no dia da coleta.
O que fazer
1. Para aquelas pessoas que estão tomando só comprimidos para o diabetes: deixe para tomá-los após colher o exame e tomar o café da manhã
2. Para aqueles que usam insulina: aplicar apenas após a coleta do sangue e tomar o café da manhã, para evitar a hipoglicemia
A maior parte dos exames de laboratório não necessita de 12 horas de jejum, como recomendado pelos laboratórios. Somente a dosagem de colesterol e triglicerídeos tem essa exigência. A maioria dos outros exames necessita de 8 horas de jejum.
Se tiver que ficar mais tempo em jejum, dose a glicemia antes de sair para o laboratório. Se estiver abaixo de 90, deixe para colher em outro dia. Você ainda vai ficar muito tempo sem se alimentar, e a glicemia corre o risco de cair mais e chegar a hipoglicemia (< 60mg/dl).
Leve sempre algo para comer quando sair para o laboratório. Se você tiver sintomas de hipoglicemia, mesmo que leves, alimente-se e deixe para colher o exame em outro dia.
Cuidado com a hipoglicemia, ela pode ser mais grave que a glicemia elevada. Aprenda a reconhecer os sintomas e como revertê-la (clique aqui).
Dicas para diabéticos 9 - Diabético pode fazer dieta para perder peso?
Em primeiro lugar, todas as pessoas acima do peso, diabéticas ou não, deveriam fazer uma reeducação alimentar. Fazer dietas radicais para perda rápida de peso não funcionam a longo prazo e podem trazer complicações.
Pessoas diabéticas que resolvem fazer regimes radicais ou sem orientação médica podem ter hipoglicemia se estiverem tomando insulina ou mesmo comprimidos hipoglicemiantes.
Atenção
- Em dieta para perda de peso, pode ser necessário diminuir as doses de insulina ou comprimidos para o diabetes, à medida que se perde peso, para evitar o risco de hipoglicemia. Muitas vezes, só de se iniciar a dieta, com ingestão menor de comida, já é necessário diminuir a medicação para o diabetes, pois as glicemias melhoram progressivamente.
- Se a pessoa desistir da dieta e voltar a comer mais, será necessário voltar às doses de insulina ou comprimidos anteriores, para manter os níveis de glicemia.
- As dietas para perda de peso para quem tem diabetes devem ser balanceadas e orientadas pelo endocrinologista e/ou nutricionista.
Dicas para diabéticos 8 - Quando for viajar
Em viagens, é frequente que o controle do diabetes fique alterado, devido à mudança de horários. As modificações em sua rotina exigem revisão no esquema de horários de alimentação e medicação.
O que fazer
Tente manter seus horários o mais próximo possível dos seus horários habituais.
Se estiver usando insulina NPH ou misturas 75/25 ou 70/30 e for levantar muito tarde, acorde no horário habitual, aplique a insulina, tome o café da manhã e volte a dormir.
Se estiver usando insulinas de ação prolongada (Detemir ou Glargina), você pode aplicar a insulina no horário habitual, dormir de novo e deixar para tomar o café da manhã mais tarde.
Se não puder fazer uma refeição normal, coma um sanduíche ou duas frutas e um copo de leite.
Nunca fique muito tempo sem se alimentar se você usa insulina.
Como transportar a insulina
A insulina que está em uso não necessita refrigeração. As que não estão sendo usadas devem ser carregadas em bolsas térmicas, com gelo reciclável. Evite o contato direto do gelo com os frascos de insulina.
Não deixe os frascos de insulina em lugares muito quentes (por exemplo, no porta-luvas do carro) ou expostos diretamente ao sol.
Leve sempre o dobro de insulina que você usará, assim, se perder ou quebrar um frasco, você terá suficiente.
Os fabricantes recomendam que as insulinas que ficam fora da geladeira não devem ser usadas por mais de 4 semanas.
Dicas para diabéticos 7 - Para misturar insulinas
Muitos pacientes utilizam mistura de dois tipos de insulina ao mesmo tempo, como NPH + Regular ou NPH + ultra-rápida (Lispro/ Asparte/ Glulisina)
Existem canetas específicas para aplicação de insulina e, nesse caso, cada tipo de insulina deve ser aplicado isoladamente. Mas, se você utiliza seringas, pode misturar as duas insulinas na mesma seringa. Sempre inicie a aspiração pela insulina transparente (Regular, NovoRapid/ Asparte, Humalog/ Lispro ou Apidra/ Glulisina) e depois a turva (NPH).
Como fazer
- Limpe a tampa do frasco com algodão e álcool, agite levemente o frasco da insulina NPH, até qe a mistura fique bem homogênea, por igual
- Injete no frasco da insulina turva a mesma quantidade de ar que você vai aspirar dessa insulina (por exemplo, se vai aspirar 6U, puxe o êmbolo da seringa até o 6 e injete esse ar no frasco); retire a seringa sem aspirar insulina
- Usando a mesma seringa, injete ar na mesma quantidade que você vai aspirar de insulina no frasco da insulina Regular ou ultra-rápida
- Sem tirar a agulha do frasco, segure o frasco para cima (como na figura) e aspire a insulina transparente. Retire a agulha e introduza-a no frasco de insulina NPH e aspire a quantidade prescrita
IMPORTANTE
Se, por engano, for injetada insulina turva no frasco da insulina transparente, jogue esse frasco fora.
Nunca faça misturas de insulinas que seu médico não tenha orientado - as insulina
LEVEMIR/ DETEMIR e LANTUS/GLARGINA NUNCA podem ser misturadas com qualquer outra insulina.
Nunca use medicamentos de maneira não prescrita por seu médico. Vá ao seu endocrinologista regularmente!!
Dicas para diabéticos 6 - Quando precisar tomar outros medicamentos
Os pacientes diabéticos, em geral, têm muito receio de tomar outros medicamentos além dos usuais para o próprio diabetes. Mas, de vez em quando, é preciso usar um antibiótico ou anti-inflamatório, por exemplo, por algum outro problema de saúde.
É importante sempre lembrar de dizer ao médico que está te atendendo que você é diabético. Peça instruções de como controlar seu diabetes se precisar tomar medicamentos que aumentem a glicemia e tome de acordo com a prescrição. Nunca tome medicamentos por conta própria!
- Medicamentos que contenham corticoides podem aumentar muito a glicemia e devem ser tomados com orientação médica e com medidas frequentes da glicemia capilar. Corticoides injetáveis têm um efeito ainda mais prolongado, por vários dias, podendo manter a glicemia elevada por mais tempo.
- Anti-inflamatórios são prejudiciais para o rim, portanto devem ser usados com muito cuidado. Pacientes diabéticos têm mais predisposição para problemas renais.
- Alguns xaropes podem conter açúcar na composição, contribuindo, também, para aumentar a glicemia.
Mas lembre-se: a própria infecção ou inflamação aumenta muito a glicemia, piorando o controle do diabetes! Então, o uso desses medicamentos é necessário, desde que com orientação médica.
Não deixe que um outro problema de saúde atrapalhe seu controle do diabetes, procure sempre seu endocrinologista!!
- 2021
- Adoçante
- Adrenal
- Alimentação saudável
- Amamentação
- Anabolizantes
- Anfetaminas
- Anorexia
- Apneia
- Atividade física
- BPA
- Bactérias intestinais
- Bulimia
- Bócio
- Carboidratos
- Cirurgia bariátrica
- Colesterol
- Contagem de carboidratos
- Cortisol
- Cálcio
- Câncer de tireoide
- DGHA
- DM2
- Diabetes
- Dieta
- Estrógeno
- GH
- Gestação
- Hashimoto
- Hiperparatireoidismo
- Hipertensão arterial
- Hipertireoidismo
- Hipoglicemia
- Hipotireoidismo
- Hipófise
- Hormônios bioidênticos
- Hábitos saudáveis
- Insulina
- Lipodistrofias
- NASH
- Nódulos de tireoide
- Obesidade
- Obesidade infantil
- Ocitocina
- Osteoporose
- Perda de peso
- Progesterona
- Prolactina
- Prolactinoma
- Pronokal