Atividade física
A atividade física regular é associada a inúmeros benefícios para a saúde e para o bem estar. Atividade física regular previne o aparecimento de doenças e melhora o tratamento de muitas.
Tanto a atividade física programa (exercícios feitos com objetivos específicos), quanto a atividade não programada (atividades de vida diária, como andar, subir escadas, carregar sacolas, limpar a casa, etc) têm benefícios.
O sedentarismo, que inclui não fazer atividade física programada e nem programada, é o quarto fator de risco para mortalidade global; é a causa de 1 em cada 10 mortes prematuras. Se o sedentarismo diminuísse 25%, 1,3 milhões de mortes seriam evitadas. Sedentarismo causa:
⁃ 6% doenças coronarianas
⁃ 7% DM2
⁃ 10% câncer de mama
⁃ 10% câncer cólon
As pessoas que fazem atividade física com frequência são as que têm menos anos de vida perdidos, tendo elas peso normal, sobrepeso ou obesidade grau 1 ou 2. Obesos grau 2 fisicamente ativos têm discreta perda de anos de vida em relação a pessoas com peso normal e inativas.
Infelizmente, o sedentarismo é duas vezes mais comum que tabagismo, hipertensão e dislipidemia.
O tempo sentado durante o dia também é um fator de risco de mortalidade e doenças. Mesmo as pessoas que fazem atividade física regularmente podem estar em risco se passam tempo demais sentadas durante o dia.
As recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o tempo de atividade física são:
- Crianças de 3 a 5 anos devem ser fisicamente ativas durante todo o dia, para estimular o crescimento
- Crianças de 6 a 17 anos devem fazer, pelo menos, 60 minutos ao dia de atividade moderada a vigorosa ao dia, com atividade vigorosa, pelo menos, 3x na semana
- Adultos de 18 a 64 anos devem fazer 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade vigorosa ou combinação dos dois
· benefícios adicionais: 300 min por semana de atividade aeróbica moderada ou 150 min de atividade vigorosa ou combinação dos dois
· a atividade pode ser feita em uma sessão contínua mais longa ou pequenas sessões de, pelo menos, 10 minutos
- Adultos > 65 anos devem seguir as mesmas orientações dos adultos ou se manter o fisicamente ativos o máximo que conseguirem
- Gestantes devem fazer 150 minutos de atividade moderada por semana. Podem fazer atividade vigorosa se já faziam antes da gestação
- Adultos com doenças crônicas devem fazer 150-300 minutos por semana de atividade moderada ou 75-150 min de atividade vigorosa. Se não conseguirem manter essas recomendações, deve fazer o máximo que conseguirem, dentro do possível, e evitar ficar sedentários.
Considerando os exercícios de resistência (musculação, pilates, cross fit, etc), adultos devem fazê-los 2 a 3 vezes na semana, em dias não consecutivos. Idosos e pessoas com doenças crônicas também devem fazer exercícios de resistência e começar com intensidade leve ou muito leve e aumentar progressivamente.
Além dos exercícios aeróbicos e de resistência, os adultos devem fazer 10 minutos ao dia de alongamento, pelo menos 3 vezes na semana, e exercícios de equilíbrio por 20 a 30 minutos ao dia, 2 ou 3 vezes na semana. Para idosos, os exercícios de equilíbrio são essenciais para reduzir as quedas.