Nódulos de tireoide em idosos

Nódulos de tireoide sempre assustam as pessoas. Apesar de a maioria dos nódulos ser benigna, o resultado do ultrassom com nódulos deixa o indivíduo apreensivo até a consulta com o endocrinologista. 

As características do nódulo ao ultrassom conseguem guiar o médico quanto ao risco maior ou menor de malignidade, e a grande maioria dos casos necessita apenas de acompanhamento com ultrassom anual, sem tratamento cirúrgico. 

nodulo tireoide idoso.jpg

Em idosos, essa conduta deve ser ainda mais conservadora. Idosos acima de 70 anos, em geral, já apresentam outras comorbidades mais graves, como doenças do coração, diabetes, pressão alta, ou mesmo cânceres de outros órgãos, o que pode ser limitante para um procedimento cirúrgico.

Um estudo com idosos acima de 70 anos que apresentavam nódulos de tireoide mostrou que, quando os nódulos são mais agressivos, essas características já podem ser vistas ao ultrassom. Nesses casos, a cirurgia é, sim, indicada, para evitar complicações maiores do câncer de tireoide. Mas, em nódulos sem características de malignidade ao ultrassom ou com resultado da punção indeterminada, pode-se optar por um tratamento não cirúrgico, considerando que o câncer de tireoide não agressivo é uma doença de evolução muito lenta e a cirurgia pode ser um risco para pacientes com outras comorbidades.

Anterior
Anterior

Obesidade na gestação é um fator de risco para o recém-nascido

Próximo
Próximo

Dieta mediterrânea reduz o risco e previne complicações do diabetes