A volta do ovo

Entenda por que o ovo deixou de ser um vilão e agora voltou a ser considerado um alimento saudável.

O ovo é um alimento de baixo custo e uma excelente fonte de vários nutrientes, como vitaminas, proteínas, lipídeos e minerais.

  • Vitaminas:

A, D, E, K, B12

Folato, riboflavina, colina 

  • Minerais:

Selênio/ Ferro/ Fósforo/ Calcio/ Magnésio/ Sódio/ Potássio/ Cloro/ Iodo/ Manganês/ Enxofre/ Cobre/ Zinco

As proteínas são de alta qualidade e, em conjunto com os lipídeos, aumentam a biodisponibilidade de nutrientes como luteina e zeaxantina, que previnem a degeneração macular (doença nos olhos). 

As proteínas estão presentes na clara e todos os outros nutrientes, na gema.

Mas e o colesterol?

Um ovo pode conter de 50 a 250 mg de colesterol, dependendo do tamanho. As recomendações atuais limitam o consumo de colesterol a 300mg ao dia. Mas os últimos estudos indicam que a ingestão de um ovo ao dia é aceitável, desde que outros alimentos ricos em colesterol sejam limitados na dieta.

Algumas populações respondem pior ao consumo de colesterol da dieta, com maior aumento dos níveis de colesterol circulantes. Essas populações, como os portadores de diabetes, ou pacientes com infartos prévios, devem evitar o consumo dos alimentos ricos em colesterol, como o ovo. Mas, na população geral, a ingestão de quantidades pequenas de colesterol da dieta não eleva a concentração de colesterol no sangue.

É importante prestar atenção no preparo do ovo, com o cuidado de não acrescentar mais gordura e colesterol, como ovos fritos e mexidos. Escolhendo receitas adequadas, o ovo é, sim, um alimento saudável.

Anterior
Anterior

As melhores e piores dietas ao redor do mundo

Próximo
Próximo

Os melhores óleos para a cozinha