A culpa é toda do cortisol?
Muita gente vem falando do cortisol como culpado do estresse e ganho de peso.
O cortisol é um dos hormônios que aumenta a glicose no nosso sangue, importante quando estamos em jejum. Ele aumenta a quebra de gordura do tecido adiposo e do tecido muscular, para que a gordura e as proteínas sejam convertidas em glicose. E aumenta também a fome.
Regula a imunidade, aumenta a saída de sangue do coração, mantém o equilíbrio emocional,
A produção de cortisol depende do nosso ciclo circadiano (relógio biológico). Começa a cair no final da tarde, é quase nula nas primeiras horas de sono; começa a aumentar entre a 3a e 5a hora de sono, com pico de entre 6 e 8h de sono, quando começa a cair.
Comer e fazer exercício também aumentam a produção.
Picos de estresse físico (doenças, cirurgias, ansiedade, alcoolismo, etc) também fazem com que o cortisol aumente.
Quando o estresse é prolongado, o cortisol não responde bem ao nosso ciclo circadiano e se mantém elevado.
Portanto, não é a elevação do cortisol que provoca o estresse que vivemos hoje. O estresse é que mantém nosso cortisol elevado.
O cortisol sempre elevado pode aumentar a pressão, a glicemia, alterar o sono, a imunidade e piorar ainda mais o estresse.
O tratamento para essa elevação do cortisol não é medicamento. A solução é aprender a manejar o estresse e descobrir maneiras de diminuir o ritmo todos os dias.
Comer bem, fazer um exercício, dormir bem, meditar (ou outras maneiras de relaxar), ter bons relacionamentos são a resposta para abaixar o cortisol.