É possível curar o diabetes tipo 2!!!
O diabetes foi descrito pela primeira vez na Grécia Antiga e só no século XIX foi sugerido que existiriam dois tipos diferentes, um em pessoas jovens, mais grave, e outro em pessoas de mais idade, mais frequente em pessoas com peso excessivo.
Até a metade dos anos 1800, a medicina tinha pouco a oferecer a esses pacientes. Só no início do século XX foi adotada a ideia de que os pacientes deveriam controlar a ingestão de carboidratos para controlar o diabetes, mas poucos aderiam à dieta.
A insulina foi descoberta apenas em 1922 e foi vista como a cura do diabetes. Desde então, surgiram inúmeros tipos de insulina com mecanismos de ação diferentes. O uso da insulina é vital para o tratamento do diabetes tipo 1.
No caso do diabetes tipo 2, aquele mais comum em adultos e pessoas obesas, a insulina é usada, principalmente, em casos de longa duração. Os medicamentos orais, opção mais utilizada no diabetes tipo 2, só apareceram a partir de 1944. Muitos medicamentos diferentes existem para o tratamento hoje, mas até hoje, a cura não era possível.
Hoje sabemos que é possível curar o diabetes tipo 2, sim!!! E a cura não depende dos medicamentos. Mudanças intensivas do estilo de vida são a melhor maneira de se curar do diabetes tipo 2. Os estudos mais recentes mostram que a atividade física regular (pelo menos 150 min por semana e uma rotina ativa diariamente) e a dieta plant-based (rica em vegetais e pobre em açúcares e ultraprocessados) tem sucesso para que o paciente deixe de ser diabético!! O resultado é melhor nos pacientes com menos tempo de diabetes. Mas, naqueles com a doença há muitos anos, pode não haver a cura, mas há importante diminuição no número de medicamentos necessários para controlar a doença.