É possível "curar" o diabetes tipo 2?

O diabetes tipo 2 é uma doença associada à obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo, além de diversos outros fatores (leia mais aqui) . Uma vez diagnosticado o diabetes, poucos pacientes conseguem se manter sem medicações antidiabéticas para o controle da glicemia (nível da açúcar no sangue).

Um estudo publicado em dezembro de 2017 mostrou que pacientes com diabetes há menos de 6 anos, submetidos a dietas de baixas calorias (em média 800 kcal/d por três meses), seguido de uma reintrodução calórica progressiva e uma fase de acompanhamento de manutenção de peso perdido, com estímulo à atividade física, tiveram uma média de 46% de remissão do diabetes.

A perda média de peso foi de 10kg em 1 ano, e 24% dos pacientes perderam 15kg em 1 ano. Entre os pacientes que perderam mais de 15 kg, 86% atingiram remissão, e dos que perderam 10-15 kg,  57% atingiram remissão.

21% dos pacientes participantes largaram o tratamento no meio do caminho, por dificuldade de adesão (maior razão: dificuldade de vida social), e não atingiram a perda de peso esperada e não tiveram remissão do diabetes.

Portanto, o controle adequado do peso e da alimentação são essenciais para manter a glicemia normal e evitar as complicações associadas ao diabetes. O reganho do peso trará de volta o diabetes.

 

 

Anterior
Anterior

Aplicativos de celular para pacientes com diabetes

Próximo
Próximo

As melhores e piores dietas ao redor do mundo