Patricia Gracitelli

View Original

Sua dieta deve permitir suas preferências e tradições

Você não precisa fazer uma dieta específica para ter uma vida saudável, basta ter uma dieta saudável.

A avaliação de 3 grandes estudos, que duraram 32 anos e avaliaram ao redor de 200 mil pessoas, mostrou que padrões alimentares saudáveis e consistentes foram associados a menor risco de doenças cardiovasculares, como infarto, derrame, tromboses.

Foram avaliados 4 padrões alimentares diferentes, mas sempre incluindo grãos integrais, muitos vegetais (legumes, verduras e frutas), castanhas e sementes, com ou sem proteína animal e com mínimo consumo de alimentos processados ou ultraprocessados e açúcares. E cada grupo tinha suas tradições e preferências.

Isso quer dizer que levar uma alimentação predominantemente saudável e equilibrada é mais saudável do que fazer dietas da moda e super restritivas. Essas dietas podem ter resultado rápido na perda de peso, mas o mais sustentável a longo prazo é encontrar uma alimentação que você consiga manter (quase) sempre e te traga prazer e saúde.

Além disso, está sendo realizado agora um grande estudo para avaliar se a dieta mediterrânea, além do benefício cardiovascular, pode também trazer perda de peso. Resultados preliminares mostraram que também pode haver perda de peso!