Patricia Gracitelli

View Original

Consumo de álcool no período de quarentena

O consumo de álcool aumentou demais nesse período de quarentena. Muitas pessoas passaram a beber mais, por tédio, para diminuir o estresse ou para relaxar.

O consumo excessivo de álcool é muito nocivo à saúde. Alguns estudos mostram efeito benéfico de uma taça de vinho ao dia, mas o consumo em excesso tem prejuízo para a saúde física, saúde mental, relacionamentos pessoais e profissionais.

Você sabe avaliar se seu consumo tem sido excessivo?

O consumo de álcool de baixo risco, segundo o National Institute of Health (NIH) é:
- homens: não mais que 4 doses em um dia, não mais que 14 doses em 7 dias
- mulheres: não mais que 3 doses em um dia, não mais que 7 doses em 7 dias
O consumo é considerado pesado quando há abuso de álcool em mais de 5 dias do último mês.

Em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano são atribuídas ao uso de álcool, representando 5% das mortes. O abuso de álcool é associado a 10% de todos os cânceres, 20% de lesões intencionais (inclusive suicídio), pressão alta, AVC, acidentes de carro. Entre indivíduos jovens, de 20 a 39 anos, 13,5% das mortes são atribuídas ao álcool.

O abuso de álcool também provoca perdas sociais e econômicas para os indivíduos e para a sociedade em geral.

Se você acha que seu consumo de álcool aumentou ou se já era elevado, tente tomar sua bebida mais lentamente e, entre cada gole, tomar um copo de água. Isso vai diminuir seu consumo. Se você tem dificuldade em controlar o consumo de álcool, procure ajuda especializada. Não deixe de cuidar da sua saúde!