Dieta Low-Carb x Dieta Low-Fat

Pesquisadores compararam as dietas low-carb (baixa quantidade de carboidratos) e low-fat (baixa quantidade de gorduras), para avaliar qual delas teria o melhor efeito na perda de peso e se há diferença de perda de peso em cada dieta, em relação à presença de genes associados à obesidade e à secreção de insulina.

609 adultos com sobrepeso/ obesidade (IMC entre 28 e 40) foram selecionados e mantiveram as dietas por 12 meses, com acompanhamento por profissionais de saúde. A média de perda de peso foi de 5,3kg no grupo da dieta low-fat e 6,0kg na dieta low-carb, uma diferença não significativa estatisticamente.

Ambos os grupos foram orientados a minimizar ou eliminar grãos refinados (como farinha branca) e produtos com adição de açúcar e aumentar a ingestão de legumes e verduras, sem restrição de calorias. Os participantes foram orientados a não passar fome, para que pudessem se manter na dieta a longo prazo, e a escolher alimentos saudáveis. Refrigerantes diet podem ter pouco carboidrato, mas não são saudáveis. Banha de porco é low-carb, mas o abacate é muito mais saudável, por exemplo.

Não houve diferença também em relação a análises genéticas ou na secreção de insulina, entre os dois grupos. Não foi possível usar padrões genéticos ou de resistência a insulina como fatores preditivos de maior sucesso entre uma dieta ou outra.

A conclusão do estudo foi que, quando se enfatiza a dieta de qualidade, não faz diferença a preferência por diminuir os carboidratos ou as gorduras para perder peso. 

Anterior
Anterior

5 razões para evitar a dieta sem glúten

Próximo
Próximo

Dentistas podem ajudar no controle do diabetes