As melhores e piores dietas ao redor do mundo

A nossa saúde está intimamente ligada à nossa alimentação, portanto esse é um tema sempre estudado. O objetivo é identificar quais dietas e comportamentos podem estar associados a melhor saúde e longevidade. Apesar das diferenças de culinária ao redor do mundo, as melhores dietas (e as piores) sempre têm pontos em comum.
As dietas mais saudáveis incluem quantidades mínimas de comida processada, alimentos frescos e grande quantidade de verduras, legumes, sementes e peixe.
As dietas mais prejudiciais contêm calorias vazias em forma de açúcar, gorduras saturadas ou trans, alimentos processados e refinados e porções muito grandes.

A seguir, estão listadas algumas das várias dietas dos diferentes países e regiões.

1) Dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea, muito saudável, é baseada em alimentos frescos, frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, aves, vinho tinto, azeite e sementes. Além disso, a comida é comprada e preparada diariamente, com uma tendência a comer mais lentamente, em porções e pratos pequenos.

2) Dieta francesa

É muito similar à mediterrânea, mas inclui gorduras saturadas, como manteiga, queijos e cremes. O fato dos franceses serem magros, apesar da dieta mais gordurosa, provavelmente está associado a porções muito pequenas, raro consumo de produtos processados, efeitos positivos do resveratrol presente no vinho tinto e ingestão de queijos fermentados feitos a partir de leite cru, que contém substâncias anti-inflamatórias e probióticos saudáveis para o intestino.

3) Dieta nórdica

A dieta nórdica moderna foca em grãos integrais, frutas, vegetais, ovos e frutos do mar, com consumo esporádico de carne, laticínios, sobremesas e álcool. Não consomem azeite de oliva, por não fazer parte da vegetação local, mas usam óleo de colha, semelhante ao óleo de canola, e frutas locais. Comem renas e peixes locais, ricos em ômega 3.

4) Dieta Okinawan

A dieta Okinawan, do Japão, é a mais associada a longevidade  e é consumida pela maior parte dos centenários no mundo. Também é associada a menor taxa de doenças do coração e cânceres. Consiste em grande variedade de vegetais e frutas, grãos integrais, moderada quantidade de soja e peixe semanalmente. O maior componente da dieta é a batata doce. E eles comem muito pouco. Japoneses que aderiram à dieta ocidental têm grandes taxas de obesidade, doenças cardiovasculares e mortes prematuras.

5) Dieta do oeste africano

Uma das dietas mais saudáveis do mundo é consumida em Chade, África. É composta por alimentos não processados e ricos em fibras e peixes. As fibras melhoram o perfil do colesterol, a digestão, o controle do peso e protegem contra câncer de cólon e diabetes tipo 2. A dieta também usa temperos variados no lugar do sal.

6) Dieta indiana

A dieta indiana inclui pouca carne e a carne consumida é de cabra, ovelhas e frango, que são criados livres e sem rações, portanto sendo uma carne mais magra e rica em ômega 3. As frutas também não são cultivadas com pesticidas. E um dos mais saudáveis componentes da dieta indiana é o curry.

7) Dieta latino-americana

Inclui bastante frutas, vegetais e feijão, além de temperos e pimenta. A capsaicina, presente na pimenta, provou ser benéfica na proteção contra vários tipos de câncer.

8) Dieta em Barbados

Atualmente, a alimentação da ilha é muito rica em junk food. Mas a dieta tradicional inclui enorme quantidade de fibras, alimentos multicoloridos, tubérculos e raízes, e grande quantidade de ômega 3. Estão entre os maiores consumidores mundiais de vegetais e frutas. A dieta de Barbados tem componentes da dieta mediterrânea, nórdica, do oeste africano e Okinawan.

9) Dieta americana

A dieta Americana se baseia no consumo de fast food, com excesso de gorduras, açúcar e sal. Nos países que consomem a dieta americana, há um aumento expressivo de obesidade, doenças do coração e cânceres.

10) Dieta Tcheca

Eslováquia, República Tcheca e Hungria têm uma das dietas menos saudáveis do mundo, com excesso de alimentos processados. Carne defumada é o componente principal, associada a muitas doenças. A Bélgica também segue essa dieta, ainda com muita fritura e doces.

dieta-colesterol-620x413.jpg


E quais foram os fatores associados a uma boa saúde? Os estudos mostraram que os principais fatores associados à melhor qualidade de vida e menor taxa de mortalidade por qualquer causa são:

  • Não fumar
  • Ingerir até uma dose de álcool ao dia (0,6-30g)
  • Praticar atividade física regular, pelo menos uma vez na semana
  • Ter, pelo menos, uma refeição na semana com peixe
  • Comer carnes processadas menos que uma vez na semana
  • Consumir frutas diariamente
  • Consumir vegetais diariamente

E, mais importante do que os alimentos consumidos, o fator mais associado à saúde ruim é o que não se come: frutas, vegetais, grãos, nozes e similares, frutos do mar, óleos não saturados. O déficit desses, associado ao consumo de grãos refinados, carnes processadas, sal, açúcar e gorduras trans são a receita perfeita para doenças crônicas.
As populações mais saudáveis têm suas diferenças no consumo dos alimentos, mas todas incluem atividade física diária, um "comer consciente", comendo devagar, escolhendo adequadamente os alimentos e com boa socialização.

Anterior
Anterior

É possível "curar" o diabetes tipo 2?

Próximo
Próximo

A volta do ovo